sexta-feira, 15 de maio de 2009

Atualizações de conteúdo



O RSS é um serviço para receber atualizações de conteúdo diretamente no navegador de Internet ou em programas específicos, denominados agregadores. Os agregadores podem ser autônomos ou baseados na web. A ferramenta permite que o usuário tenha acesso às últimas notícias de maneira simples e rápida.
Os navegadores Internet Explorer 7.0, Mozilla Firefox 2.0, Opera 9.0 e Netscape Navigator 8.1 já possuem agregadores de RSS embutidos.
Entre os agregadores autônomos (softwares disponíveis para download gratuito), incluem-se o Feedreader, o Leitor de Notícias, o Pluck, o RSSOwl, o Sage, o Thunderbird, entre outros.
Entre os agregadores online, incluem-se o Bloglines, Newsgator, My Yahoo, Google Reader, My MSN, entre outros.
Para a realização deste trabalho, testei um agregador autônomo, o Leitor de Notícias, e um baseado na web, o Google Reader. A seguir, estabeleço uma comparação entre ambos os agregadores.

Leitor de notícias

O Leitor de Notícias é um programa simples e de fácil instalação. A interface apresenta poucos atrativos. O programa inclui um menu, denominado Fontes de Notícia, com vários veículos já indexados para consulta, como Folha de S. Paulo, O Globo, BBC, Le Monde, entre outros. O ícone para inclusão de novos sites é discreto e não fornece explicações para a operação. Em resumo: O Leitor de Notícias é funcional, mas achei pouco atraente e amigável.

Google Reader

O Google Reader é um site de fácil acesso, com uma interface conhecida dos usuários que fazem pesquisas na rede ou têm um endereço de correio eletrônico no Gmail. O ícone para inclusão de sites está bem visível, à esquerda da página, sob o título “Adicionar inscrição”. O menu oferece uma série de outras funcionalidades, que tornam o agregador muito útil. O site também permite a convergência com outros serviços que o Google oferece.

Considerações finais

Desconhecia os leitores de RSS. Embora muitos de meus sites preferidos ofereçam o serviço de atualização de notícias, nunca me interessara pela ferramenta, pois permaneço conectado praticamente em tempo integral e visito os sites várias vezes durante o dia. O contato com os agregadores despertou meu interesse, pois o serviço permite que eu tenha acesso à informação atualizada desde um único site e praticamente tome conhecimento dos novos dados no momento da sua disponibilização na web. Tal vantagem facilita tanto o trabalho jornalístico quanto a vida do leitor de modo geral. Nesse sentido, a experiência foi absolutamente positiva. Na comparação entre o programa autônomo (softwares) e o serviço online, preferi o agregador baseado na web, pelas características anteriormente citadas e pelo fato de que asseguram o acesso às fichas de atualização a partir de qualquer computador conectado à rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário