domingo, 17 de maio de 2009

Publicação de fotos em weblogs





Neste exercício, editei duas fotos digitais com o programa IrfanView, um software residente gratuito.

No caso da foto da cachorrinha, usei a ferramenta recortar, eliminando uma parte que ficava no alto da imagem e outra situada à esquerda.

Para recortar a foto, desloquei o cursor do mouse sobre a imagem. Mantive o botão pressionado e arrastei, marcando a área. Na aba Editar, escolhi a opção Remover Seleção, que apagou a parte selecionada.

No caso da foto da perereca, usei a ferramenta resize, para o redimensionamento da imagem.

Depois de abrir o arquivo, fui para a aba Imagem e escolhi a opção Reajuste. Alterei o tamanho aumentando a imagem em 150%.

A partir das exigências deste exercício, considerei a edição de fotografia digital no programa IrfanView uma atividade bastante simples. Não conhecia o software e cumpri o objetivo sem qualquer dificuldade, por isso fiquei curioso para explorar outros recursos do software.

Entretanto, após a publicação deste post, percebi que a primeira foto mostrava duas faixas pretas acima e à esquerda da imagem, que correspondiam à área de corte da imagem original.

Voltei ao programa e explorei vários recursos, sem que se solucionasse o problema. Acrescentei esta última parte ao post, relatando a dificuldade que não consegui solucionar no uso do programa. Espero que a publicação do relato me ajude a resolver a dúvida.

Deu certo! A Luciana Silveira viu meu depoimento no forum do curso e me ajudou. Na redalidade, para recortar a foto o recurso adequado é o Crop selection. Marca-se a área que será preservada e o programa corta o que ficou de fora. Eu estava fazendo o contrário... De tanto errar e graças a ajuda de uma colega de curso, agora fiz certo. A imagem definitiva está aí acima.

No caso da foto da perereca, não vi diferença nenhuma entre uma imagem e outra.

Um comentário:

  1. Oi Clóvis,
    O título do teu blog é muito criativo. Você se inspirou no livro do meu amigo Francis Pisani que teve uma bela sacada ao criar a expressão Alquimia das Multidões. É bem mais dinâmica do que o conceito de Sabedoria das Multidões e menos tecnico do que a Inteligência Coletiva, do Pierre Lévy.
    Mas vamos ao conteudo do teu blog. Ouvi o áudio e gostaria de fazer algumas observações.
    1) Você entrou com um tom de voz um pouco alto. Em música, diriamos que estavas uma oitava acima. Isto tirou um pouco do ambiente conversa que é a grande característica dos audios na Web, os chamados podcasts. Da mesma forma que nos textos, o audio online é tratado como se fosse um papo entre o autor e o visitante. Algo informal sem ser piegas.
    2) Ficou bastante claro que estavas lendo um texto, o que inevitavelmente te leva a uma linguagem mais formal. É um vício que herdamos do jornal e da rádio baseada em textos impressos. Nossa preocupação atual é resgatar o comportamento tipo contador de histórias em vez do gênero arauto. Para treinar contar histórias, o ideal é não ler um texto e simplesmente narrar o que tens a dizer. É claro que deves ter um esquema geral para não te perderes. Mas não deves temer o erro. Caso algo saia errado, simplesmente corrija na narrativa e vai em frente. O rádio convecional é que criou este artificialismo de que as pessoas não erram.
    3) Use palavras simples, como se você estivesse comentando o tema do veto com amigos numa mesa de bar. Ali expressões formais criam um clima artificial. Na Web também. é uma conversa.
    Sobre os demais posts:
    a) Fotografia. Eu também não vi diferença no resize da foto da perereca. Quando você usa este recurso você deve mudar os numeros na opção Set New Size e dar o OK. Ai a foto aumenta ou diminui. Você deve tomar cuidado porque uma foto reduzida fica com os pixels estourados quando é aumentada muito.
    b) Sobre s buscas, tuas conclusões estão perfeitas. tua preocupação em incluir print screens dos sites deixou um ótimo efeito.
    Parabéns pelo blog
    Castilho

    ResponderExcluir