sábado, 23 de maio de 2009

Produção de notícia em weblog

Neste exercício, produzi uma notícia para publicação em weblog. As orientações eram as seguintes:
- Escolha um fato, personagem ou problema do bairro onde mora e produza um post, incorporando fotos, infográficos ou vídeo.
- O texto deve seguir os parâmetros jornalísticos (novidade, ineditismo, objetividade, isenção e contextualização).
- O estilo narrativo em weblogs é mais informal que o usado em jornais, revistas ou até mesmo na televisão.
- O material ilustrativo deve integrar a narrativa, ou seja, não é um mero apêndice. Ao mencionar um personagem ou situação é importante, sempre que possível, publicar uma foto relacionada ao item.
- O post deve incluir também preocupação em estabelecer interatividade com os visitantes.
Produzi o texto abaixo, sobre a falta de segurança para os pedestres na principal rua do meu bairro.

Pedestres expostos ao risco no trânsito

Um dos principais problemas do Bairro Água Verde é a falta de segurança para os pedestres que usam a Rua General Osório, o principal acesso à região. Em muitos pontos não há calçadas nem faixas para travessia. O ponto mais crítico é o trevo de acesso às ruas Guilherme Poerner e Johann Ohf.
Em torno do trevo não há calçadas e o passeio público está cheio de buracos e pedras soltas. Muitos pedestres caminham pelo leito da rua, exposto ao risco de um atropelamento. No local não há faixa para travessia e os usuários usam o canteiro de flores para passar de um lado para o outro da rua.
Nas imediações do Clube de Caça e Tiro Água Verde a faixa de segurança está apagada e a maioria dos pedestres cruza a rua fora do loca indicado. A situação prejudica os estudantes da Escola Oscar Unbehaun, porque a escola fica num lado da rua e o ponto de ônibus fica do outro.
O último acidente com vítima fatal na Rua General Osório ocorreu no domingo. Celso Kutzmy, 26 anos, morreu às 21h50min depois que o carro em que ele era passageiro bateu de frente em outro veículo. Outras cinco pessoas ficaram feridas no acidente que envolveu um Gol e um Opala, ambos com placas de Blumenau. Os feridos foram levados aos hospitais Santo Antônio e Santa Isabel.
O secretário de Planejamento da prefeitura de Blumenau credita que os problemas no trânsito de Blumenau têm, basicamente, três causas: as calçadas são ruins, o transporte coletivo é deficitário e as ciclovias são insuficientes. O município tem 48 quilômetros de ciclovias, mas elas não estão interligadas.

Vote na nossa enquete (ao lado):

O que é necessário para que os pedestres tenham mais segurança na Rua General Osório?

5 comentários:

  1. Olá Clóvis, passando para visitar o teu blog.
    Um abraço:)

    ResponderExcluir
  2. A falta de acessidade urbana é uma realidade brasileira. As cidades não estão preparadas para receber, com dignidade, os visitantes. O cenário é ainda pior quando falamos dos problemas enfrentados pelos portadores de necessidades especiais. Precisamos continuar como fiscais da sociedade. Sem a pressão dos comunicadores, a situação continuará sem mudanças e evoluções.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Clóvis

    Muito legal a sacada da enquete, ótima forma de buscar a interatividade do leitor. Acho que com isso o assunto renderia depois um outro artigo, com a opinião dos leitores :)

    Abraços
    Paula

    ResponderExcluir
  4. Prof. Clóvis,

    Parabéns pela observação das condições desta via em seu bairro a partir de um ponto de vista pouco contemplado quando se fala de trânsito - o dos usuários mais frequentes, os pedestres. Gostei da enquete, não conhecia este recurso!

    Bruno Grossi

    ResponderExcluir
  5. Oi Clóvis!
    Depois preciso aprender a fazer a enquete. Gostei do recurso! Acho até que rende pra Tv! Parabéns. Gislene

    ResponderExcluir